A lei Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005, decretou que dia 21 de Setembro seria comemorado o dia Nacional da LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA, esse dia vem nos lembrar dos direitos a cidania, direitos de inclusão, acessibilidade entre tantas outras longas lutas que temos e entre elas se destaca também a luta contra o preconceito, que apesar de tantos avanços infelizmente ainda paira na mente de toda uma sociedade.
A estimativa é que 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiencia viva espalhados pelo nosso pais. Embora dentro desses 10 ultimos anos, a gente tenha avançado muito, ainda existe muita coisa por ser feita em prol dessa população, (dentre a qual eu também me incluo), pois ainda nos dias de hoje ainda existe pessoas que nem podem sair de casa, por ter seus direitos violados, e a pior violação dessas leis, é a lei do acesso, ja que não se cumpre como deveria com um planejamento de urbanização adequado em varias cidades e municipios, e ha calçadas completamente sem acesso algum, pois ou é completamente esburacada, ou nem calçada existe, e quando existe o disrespeito por conta da sociedade ainda é grande e estacionam carros impedindo assim que tal cidadão possa nela transitar. Dentro dessas leis de acesso ainda ai se enquadra falta de transporte qualificado e descaso dos proprios motoristas da empresa em lidar com um deficiente. Ficamos assim na maioria das vezes impedido de ter uma vida digna, e acesso a estudos, trabalho, lazer e ter nossa autonomia reconhecida.
No Estado de São Paulo temos ainda uma divisão DEFICIENTE DA PERIFERIA E DEFICIENTES DE CLASSE MÈDIA OU ELEVADA, os da periferia são os que mais sofrem, ou de municipios menos favorecidos (como meu caso EMBU DAS ARTES), não temos calçadas dignas, não temos transporte adaptados e assim não temos como sonhar em ter um trabalho, em fazer uma faculdade, pois para a tudo isso precisamos de TRANSPORTE, não se pode estudar ou trabalhar, ter lazer etc..., sem sair de casa. Os deficientes de Municipios menos favorecidos e da periferia, sonham em ter uma vida digna e ser respeitado como qualquer outro cidadão. Se a vida já é dificil a pessoas socio economicamente baixa, imagine quando tal pessoa é deficiente a dificudade dobra de tamanho e por que não dizer triplica, pois além da falta de dinheiro ele também possui falta de recursos para ao menos ter sua dignidade e valor reconhecido.
No caso dos deficientes de classe média, ou da Elite também eles com certeza sofrem as circunstancias da deficiencia, pois as dificudades não diminui por ser rico ou pobre, mais se torna mais amena ao menos, pois quem mora no centro de SP por exemplo as calçadas são melhores, o respeito e a educação prevalece na camada social, o transporte ATENDE ou algum serviço PORTA A PORTA, funciona em alguns locais, dando oportunidade de trabalho, estudos, lazer e ao menos um pouco mais de dignidade a pessoa com deficiencia ou com mobilçidades reduzidas
consegue ter.
Temos que aproveitar esse dia, para pensar que temos que ir as ruas, ir a luta, soltar nossa voz, gritar para que todos possam ouvir, lutar por um pais mais justo, onde cegos, cadeirantes, surdos, mudos, dows (entre tantas outras deficiencias existente), possam todos terem os mesmos recursos, os mesmo diretos independentes de serem ricos pobres, morarem em metropole, ou periferia.
Em 2016 seremos a sede da paralimpiadas, e como isso pode ocorrer se nem capacidade o pais tem de cuidar dos seus proprios deficientes, como ele quer dar esse exemplo aos paises de fora, não adianta os Governantes, Legislativo e a Socieadade em si, camuflarem durante os jogos e fazer do RIO DE JANEIRO, uma cidade perfeita e digna de ser admirada se apos o jogo a realidade voltar a ser outra, por que a reliadade do povo brasileiro deficiente é critica, nos falta todos os recursos possiveis para mostrar nossa capacidade de ter uma vida digna seja usando uma bengala, seja falando em libras, ou sobre uma cadeira de rodas. Vamos aproveitar que seremos a sede das paraolimpiadas, das olimpiadas, e da copa do mundo para fazer valer o legado de respeito e cidania, uma vez que nosso pais terá inumeros turistas por aqui, e claro que como a deficiencia não é apenas brasileira, o pais terá que como anfitrião receber bem seus turistas deficientes, e por tanto desde já esperamos que esse problema de acessibilidade seja mudado e passe a ser mais visado pelos nossos governantes e esperamos que ele não olhe apenas pela cidades das sedes dos jogos e áreas turisticas, mais que nesse momento nos olhe como um todo que somos, ou seja pessoas das grandes cidades e capitais, periferia e municipios menos favorecidos, que pare de haver a distinção de classes sociais.
Vamos nos também fazer a nossa parte todos juntos, mostrar que somos capazes de mudar o ser humano mostrar a eles que não olhamos as inumeras diferenças que cada um possui nós os aceitamos cada um como ele é, por que dentro de cada um existe uma beleza interior, e isso que nos importa apenas. Não queremos saber classe social de cada um, cor, raça, religião ou sexo, pois nos sabemos que todos somos filhos de Deus, a unica coisa que olhamos é o cidadão que cada um é, pois só se é digno de carater aquele que reconhe em cada ser humano um irmão de caminhada, e aqueles que nos aceita como somos sabe da beleza que cada ser humano em si possui, e do valor que tem, então por que não o reconhecer como cidadão e dar-lhe todos direitos como qualquer outro cidadão.
Sociedade, governistas, pensem que ao se modificarem e passar olhar um deficiente com outros olhos, não os da compaixão, da pena, do medo, da indignação, da incapacidade, mais os da ternura, do amor, da cidadania, do respeito, da valorização, superação, enfim do ser humano real que ele(a) o é na verdade e reconhecer que ele tem seus direitos que não é diferente de ninguém que apenas possui limitações, ai então voce verá que o mais beneficiado com esse olhar foi voce mesmo que se tornou um cidadão muito mais capacitado, concientizado e humano.
Por isso faremos que esse dia 21 de setembro seja valorizado e que seja uma luta de todos juntos, por uma igualdade e cidadania!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário