Tristezas, desafios, limites, preconceito, itens que fazem parte do dia á dia de um deficiente.
12/09/2012
Somos Cidadãos!!!!
O crescimento do numero de pessoas portadorade de deficiencia ou de algum tipo de mobildade reduzida vem aumentando a cada ano no Brasil, mais infelizmente boa parte dessa população vive uma vida de não reconhecida como cidadão, vimemos em pais que não nos garante nem mesmo os direitos basicos em alguns Estados ou municipios, e mesmo com todo esse avanço em alguns locais a palavra INCLUSÂO, se quer é conhecida, e digo isso por experiencia própria. Nos deparamos com o principal ponto de dificudade dos direitos basicos de um cidadão, o direito de ir e vir e o direito ao trabalho. Sem o direito de ir e vir se torna impossivel o direito ao emprego, ja que como fazer com a questão transporte qualificado. Sim a frota de Onibus adaptado cresceu muito nos ultimos tempos concordo, mais como um cadeirante entra em um onibus lotado em pleno horario de pico, quando o trasnporte ja para no seu ponto lotado e voce sai atropelando todo mundo pra entrar e ouvindo insultos de toda parte que dizem que deficientes deve ficar em casa dormindo, pois muitos acham que ja temos o auxilio de um salario minimo (na maioria dos casos) e devemos nos conformar com a mesada PATERNALISTA que o GOVERNO nos da. Na escala de prioridade do governo os assuntos relacionados aos deficientes está lá em baixo, em épocas de campanhas somos bem lembrados e nos tornamos destaques, todos querem lutar por uma vida mais digna aos deficientes e fazer valer ainda mais a tal inclusão, mais infelizmente na realidade do dia á dia vivenciamos outra realidade bem diferente dos prometidos durante campanhas eleitorais, onde alguns até tem grandes projetos e maravilhoso seria ve-los em praticas, o que dificilmente será verdade acontecer. Outros já vem querendo se mostrar o pai todo poderoso achando que temos que nos contentar com os "enlatados comidinhas prontas e mastigadas" pois COMO coitadinhos que somos não podemos encarar o mundo como qualquer outro ser humano, estes são chamados de POLITICOS PATERNALISTAS. Esta faltando interesse por parte de toda uma sociedade, está faltando adaptações em muitos locais publicos ainda, como escolas facudades entre tantos outros. Os governos Estaduais e municipais são os principais resposaveis por essa falta de reconhecimento do cidadão deficiente, eles se tornam omissos, tapam os olhos para o problema como se ele não existisse, tudo bem que ja caminhamos um bom pedaço quanto a inclusão, mais ainda falta uma jornada enorme a ser percorrida, temos negados os principais direitos de cidadania e nada se fazem, não temos acessibilidade nem mesmo nas nossas calçadas pois ela se torna impropria a um cadeirante, ou ta cheia de buracos, ou construiram e não deixaram espaço para se andar, o transporte totalmente deixando a desejar, funcionarios que não sabem mexer com elevadores ou que pegam o cadeirante no braço por que diz assim ser mais rapido e não atrapalha com perda de tempo dos elevadores, (como se a gente fosse uma mercadoria que se pega joga no carro e depois decarrega) ou pior ainda como foi meu caso por duas vezes ja em empresa diferentes, motoristas irresponsaveis que não fazem o curso dado pela empresa de treinamento e acabam cometendo irresposabilidades, cai no chão, pois estacionou o onibus em local improprio e teimou que a cadeira subia. Diante disso tudo notamos claramente que falta leis rigorosas, falta punição ao gestor publico. Percebemos dia á dia que acessibilidade, inclçusão só tem quem tem dinheiro, nós pessoas não consideradas cidadãs, por falta de condições financeiras somos meros personagens ainda inexistente nesse pais. Temos apenas a certeza que mesmo não reconhecidos, somos sim cidadãos e temos os mesmo direitos assistidos não temos que sair engolindo tudo que nos empurra quetinhos e de cabeça baixa, mostrar que o mundo ta ai e ele é pra todos, independente de limitações, classes sociais, cor, raça, ou religião, todos temos o direito da IGUALDADE!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

somos 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o ( IBEGÉ) O que Dara 23%da nossa população aproximadamente e cada vez que ouço ou vejo este (N°-) Ele me assusta PARTICIPAÇÃO POLITICA já!!
ResponderExcluirConcordo Bruno, e pior é que a população de pessoas com deficiencia cresce assustadoramente enquanto que as melhorias para aceitar esses cidadãos parece em nada evoluir, anda a passos de tartaruga. Mais antes a passos de tartaruga que não andar né??? Quem sabe ainda podemos sonhar em um Pais com acessibilidade e inclusão para todos um dia!!!
ResponderExcluirOi amiga parabéns pelo blog, eu sou Damião Marcos do blog inclusão diferente - www.inclusaodiferente.net - o seu blog está bom mais pode ficar melhor e com a sua cara é isso que eu faço, veja um exemplo no blog da Fernanda Zago - www.fernandazago.com.br - eu fiz conforme o gosto dela e posso fazer no seu também se tiver interesse entre em contato - cd_solo@yahoo.com.br - novamente parabéns pelo blog!
ResponderExcluir