Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. E Inclusão é o ato ou efeito de incluir.
A inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da
vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no meio da
Sociedade, do Estado e do Poder Público. Não importando o tipo de deficiência que venha possuir,
Todos deficientes assim como todo cidadão se engloba nos seus direitos assistidos pela Declaração dos Direitos Humanos, aprovada Pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948.
DIREITOS CIVIS: Direitos a liberdade e segurança pessoal, igualdade perante a lei, livre crença religiosa, direito a opinião.
DIREITOS POLITICOS: Liberdade de associação para fins políticos, direitos de participar do governo, direito de votar e ser votado.
DIREITOS ECONOMICOS: Direito ao trabalho, proteção contra desemprego, remuneração que assegure uma vida digna a organização sindical, e direito a jornada de trabalho limitada.
DIREITOS SOCIAIS: Direito a alimentação, moradia, saúde, a previdência e assistência, a educação, a cultura, lazer e direito a participação nos frutos do progresso cientifico.
No nosso pais temos inúmeros intrumentos legais e leis que nos beneficiam, mais infelizmente esse prejeto INCLUSÂO está andando a passos de tartaruga pois as leis inúmeras vezes não são cumpridas (por que não não dizer quase nunca). A maioria dos Estados e Municipios não criam projetos que ajudem o crescimento da inclusão, na cidade Terra da Garoa (SP), o centro de SP, tem suas facilidades mais onibus acessiveis, projetos como Atende, já nos demais municípios e Estados não é assim que funciona as coisas, transportes com dificudade horas em pontos de onibus até aparecer um acessível, isso queando há onibus acessível (já morei em uma cidade do Estado da Bahia por um ano, que acessibilidade nem se sabia o que era isso), não se cria conselhos para assistir aos direitos dos deficientes enfim muitos nem sabem ainda o que é INCLUSÂO. Fora que quando vamos ainda reivindicar algo nos acham folgados e abusados. Temos sim que lutar e reindicar nossos direitos somos cidadões independente acima de tudo. E VAMOS A LUTA QUEREMOS MAIS ACESSIBILIDADE, o importante é LUTAR todos juntos e não DESANIMAR. A união faz a força e a voz do povo só se faz ouvir em grandes multidões gritatando todos juntos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário